quarta-feira, 24 de março de 2010

VISITA AO ABRIGO DE IDOSOS SÃO FRANCISCO

Dr Duplat e a ACS Senizia em visita ao Abrigo São Francisco

Dr Duplat e a ACS Senizia, realizaram hoje a visita períodica ao usuários do Abrigo São Francisco, localizado no Jaraguá (microárea 08),  para avaliação dos exames de rotina realizados pelos usuários, tendo na oportunidade discutido com o gerente da instituição, Sr. Átila, a importância do trabalho de um terapeuta ocupacional ou educador físico na promoção, proteção e recuperação da saúde do idoso.


ENCONTRO COM SECRETÁRIO DA SAÚDE

Dr Duplat ao lado esquerdo do Secretário da Saúde
de Camaçari, Sr Camillo Pinto.

Aconteceu, em 23 de março, na Cidade do Saber  o encontro do secretário municipal de saúde, Sr Camillo Pinto, com a coordenação e educandos do Curso de Especialização para Implantação das Linhas de Cuidado, com o objetivo de planejar os acolhimentos pedagógico para os profissionais da atenção básica, objetivando uma maior interação entre os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família e os demais trabalhadores da atenção básica.

segunda-feira, 22 de março de 2010

RECADASTRAMENTO DO HIPERDIA


Palestra Dialogada
Enfermeiro Sócrates Camargo supervisionando as ACS Aida e Laura


 
 ACS Cássia, Leidinha e Aida distribuiram folders sobre hipertensão e Diabetes.


Usuárias fazendo o lanche durante o recadastramento.

O HIPERDIA é um Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde. (Ministério da Saúde)

Além do cadastro, o Sitema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo que, a médio prazo, poderá ser definido o perfil epidemiológico desta população, e o conseqüente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social. (Minstério da Saúde)

A USF Lama Preta realiza nesta semana (22 a 26 de março) o recadastramento dos seus usuários hipertensos e diabéticos. Hoje, na abertura do recadastramento foi realizada uma palestra dialogada sobre a a importância da alimentação saudável e da atividade física no tratamento da hipertensão e diabetes. Em seguida, foi oferecido aos presentes na Unidade um lanche tropical.

No decorrer da semana, as ACS, sob a supervisão do enfermeiro Sócrates e do médico Duplat, realizarão palestras no formato "sala de espera" para os usuários.

sábado, 20 de março de 2010

SESAU DEBATE A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Facilitadores do Acolhimento Pedagógico dos Gestores:
Dr Tadeu Tramontine  - USF Parafuso
Ass. Social Sheila Bahia - Educação Permanente
Dr Luciano Nobre - USF PHOC III
 Dr Duplat - USF Lama Preta


" A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari realiza na próxima terça-feira (23/03), das 8h30 às 17h, na Cidade do Saber, o Acolhimento Pedagógico para Gestão Municipal da Saúde. O evento será conduzido pela equipe do núcleo microrregional do setor de Educação Permanente na Saúde, e por profissionais da Sesau que fazem um curso de especialização para implantação das Linhas de Cuidado no Município.

O encontro tem como objetivo aproximar os gestores dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, bem como ressaltar a importância da Atenção Básica nas ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde. Na ocasião, serão discutidos os avanços e as dificuldades para a implantação das Linhas do Cuidado no Município.

Entre os temas a serem abordados durante o encontro, estão o conceito ampliado de saúde, a Estratégia de Saúde da Família e a importância para o SUS local, controle social, determinantes sociais, clínica ampliada, território e rede de atendimento, trabalho em equipe e processo de trabalho, a importância do apoio institucional para o trabalho nas Unidades de Saúde da Família e as experiencias exitosas dos educandos do curso de linhas de cuidado.

Cerca de 40 pessoas são esperadas durante o acolhimento, entre elas, o secretário da Saúde, Camillo Pinto, além de diretores, supervisores, coordenadores e representantes do Conselho Municipal de Saúde. De acordo com Sheila Bahia, do Núcleo Microrregional de Educação Permanente, “todos trabalham em prol de construir um sistema único de saúde com base no diálogo entre a gestão, a Atenção Básica e o controle social”.     ( Extraído do site: http://www.camacari.ba.gov.br/ )

quarta-feira, 10 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

    As MULHERES da USF Lama Preta

Recepcionista Lucia realizando leitura biblíca, observada
pelas ACS Laura e Cristiane e pela Auxiliar de Farmacia Jozélia.

Enfº Sócrates fala sobre o Dia Internacional da Mulher, a
sua direita a ACS Aida e a sua esquerda a Téc. de Enfermagem
Marinalva e ACS Val.

A USF Lama Preta comemorou a passagem do Dia Internacional da Mulher com a realização de um farto brunch preparado por suas integrantes. Houve orações, citações bíblicas e falas destacando a importância da mulher no contexto da humanidade, principalmente no seu papel de cuidadora da saúde.

USF LAMA PRETA

Minha foto
Camaçari, Bahia, Brazil
Casa Martenali - O mais novo conceito em parto humanizado.