terça-feira, 27 de julho de 2010

VIII CONFERÊNCIA GLOBAL OMS - SÃO PAULO

Dr Duplat e a Enfª Norma Duplat

Dr Duplat acompanhado de sua esposa Norma Duplat, enfermeira da Unidade de Saúde da Família de Central, município de Pojuca - Ba, estarão viajando amanhã (28/7) para participarem da VIII CONFERÊNCIA DA REDE GLOBAL DE COLABORADORES DA OMS em Enfermagem e Obstetrícia , que abordará o tema "A Atenção Primária à Saúde - Várias perspectivas, Uma meta", que acontecerá em São Paulo. O evento terminará na sexta-feira - dia 30,  mas eles só retornam para Camaçari no domingo.


quarta-feira, 21 de julho de 2010

ACOLHIMENTO - OFICINA AVALIATIVA

Enfº Sócrates Camargo - Facilitador

Participação da Equipe.

Momento de descontração

Momento de Concentração

Final da Oficina - Avaliação Positiva.

A Equipe realizou ontem (20/07 - Dia do Amigo), uma Oficina Avaliativa do Acolhimento que é realizado na Unidade. Sob a facilitação do seu idealizador o Enfermeiro Sócrates Camargo, a Oficina consistiu em uma construção coletiva das respostas às seguintes perguntas:

  1. O que é a Estratégia Saúde da Família?

  2. Porque surgiu a Estratégia Saúde da Família?

  3. Qual é a minha função na Estratégia Saúde da Família?

  4. O que é acolhimento?

  5. Qual o seu sentimento quando realiza o acolhimento?

  6. O que precisamos melhorar no nosso acolhimento?
A Oficina contou com a participação dos ACS, recepcionistas, auxiliar de serviços gerais, vigilante, técnica de enfermagem, além do médico e do enfermeiro Sócrates, que conduziu os trabalhos. Os participantes da oficina fizeram uma avaliação positiva, ao final do encontro, tendo ficado pactuado a realização de outras atividades visando uma melhor qualificação do acolhimento ao usuário da USF da Lama Preta.

terça-feira, 13 de julho de 2010

SÁUDE MENTAL - EDUCAÇÃO PERMANENTE

Assistente Social Marcia Cosme (blusa rosa), Coordenadora do CESME
Enfº Socrátes Camargo, ASG Elza Almeida e a Recepcionista Lúcia Bispo.

Agentes Comunitárias: Diana, Val, Juci e Senizia.

Agentes Comunitárias: Cássia, Leidinha, Aida e Luciene (de costas).

ACS Lourdes, Aux de Farnacia Jozélia e Técnica de Enfermagem Nelcy.

Foi realizado uma atividade de educação permanente sobre Saúde Mental, com a presença da ccordenadora do CESME - Centro de Especialidade em Saúde Mental, a assistente social Marcia Cosme, quando foi realizado um exercicio sobre o conceito ampliado de saúde mental. No inicio das atividades a Coordenadora do CESME, fez uma explanação situacional da saúde mental no município de Camaçari e sobre o processo de trabalho do CESME. Este encontro aconteceu devido uma pactuação no momento presencial do módulo de Saúde Mental do Curso de Especialização em Saúde da Família para implantação das Linhas de Cuidado, com objetivo da ESF Lama Preta receber apoio matricial da equipe do CESME nas demandas dos pacientes com sofrimento psiquico do nosso território.

HUMANIZA SUS

Enfº Socrátes Camargo (camisa listrada), a Coordenadora do
 HUMANIZA SUS de Camaçari, Valentina Ferreira e o Médico Luiz Duplat

Ontem (12/07), recebemos a visita técnica de Valentina Ferreira, Coordenadora do HUMANIZA SUS de Camaçari, quando respondemos a um questionário contendo indagações sobre a estrutura física, ambiência, sistema de agendamento, acolhimento e quantitativo/qualitativo dos funcionários. A Comunidade e a Equipe de Saúde da Família da  Lama Preta esperam que muito em breve, a USF esteja em seu prédio próprio para melhorarmos nossas ações de promoção à saúde e prevenção de doenças.

LANCHE JUNINO






No dia 07/07 (quarta-feira), a equipe se reuniu para avaliar e comemorar as ações desenvolvidas no 1º semestre, tendo sido servido um lanche tipico junino - milho cozido, laranja, amendoim, bolo aipim, ...

USF LAMA PRETA

Minha foto
Camaçari, Bahia, Brazil
Casa Martenali - O mais novo conceito em parto humanizado.