sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - CARTA DA SBMFC AOS CANDIDATOS

Carta Aberta da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade - SBMFC para os candidatos a presidente do Brasil nas próximas eleições.

"Prezado(a) Candidato(a),

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) é a entidade que congrega os médicos de família e comunidade no Brasil, uma das 54 especialidades reconhecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB). Representa, portanto, os mais de 30.000 médicos que trabalham na Estratégia Saúde da Família, ou seja, quase 10% de todos os médicos do país. Isto faz da nossa entidade uma das 3 mais importantes do Brasil.

Nos países desenvolvidos como Inglaterra, Holanda e Canadá todo cidadão tem seu médico de família inserido em uma equipe multiprofissional e precisa consultá-la antes de ir no especialista focal. Este é o objetivo que o Brasil tem que alcançar investindo na formação de médicos de família e comunidade, pagando diferenciadamente os que são egressos de residências ou possuem o título de especialista reconhecido pela AMB/ SBMFC e investindo pesadamente na estruturação da Estratégia Saúde da Família. Esta é uma estratégia de estado inspirada nos países onde há sistemas públicos de saúde avançados e que para ser implementada adequadamente é necessário estrutura física, profissionais capacitados e bem remunerados além de uma relação adequada de pacientes por equipe (no máximo 3000).

Não há como estruturar a política de saúde apenas com base em AMAs e UPAs pois estas são apenas paliativas aos pacientes e ao sistema uma vez que lidam com problemas agudos e cada vez mais as pessoas têm problemas crônicos que devem ser tratados pelo mesmo médico ao longo do tempo.

A base dos serviços de saúde deve ser a Atenção Básica e a Estratégia Saúde da Família, pois neste ambiente pode se resolver entre 85 e 95% das demandas sem nenhum encaminhamento. Este é o segredo para que o sistema se equilibre e não sobrecarregue inadequadamente os hospitais. Contamos com seu apoio para que possamos juntos continuar construindo um Sistema Único de Saúde mais equânime e de fato universal.

Atenciosamente,

Gustavo Gusso
Presidente da SBMFC"





1ª AULA PÚBLICA SOBRE O SUS - MICRORREGIÃO LESTE

 Coordenadora de Educação Permanente em Saúde
Assistente Social Sheila Bahia

Acontecerá no próximo dia 29 de setembro a 1ª. Aula Pública Sobre O SUS na Microrregião Leste, que será proferida pelo Prof. Dr. Jairnilson Paim (Instituto de Saúde Coletiva/UFBA), numa realização da Coordenação de Educação Permanente em Saúde de Camaçari com o objetivo de promover uma discussão ampliada sobre o que é o Sistema Único de Saúde – SUS, seu histórico, seus avanços e entraves no estado da Bahia,

A aula será realizada no anfiteatro da “Cidade do Saber”, tendo como público alvo: servidores da Prefeitura Municipal de Camaçari-Ba, trabalhadores do SUS, membros de associações de moradores; estudantes e professores das instituições de ensino superior, principalmente os acadêmicos estagiários da rede SUS, dos municípios integrantes da Microrregião Leste (Candeias, Pojuca, Mata de São João, Dias D' Ávila, São Sebastião do Passé), além de servidores 1ª Diretoria Regional de Saúde e dos Conselheiros Municipais e Locais de Saúde.

PROGRAMAÇÃO

09:00h - Inscrição

09:45h - Mesa de abertura:

             Prefeito- Luiz Carlos Caetano

             Secretário Municipal de Saúde - Camilo Pinto Faria Lima e Silva

             Secretário Municipal de Educação - Luiz Valter Lima

             Presidente do Conselho Municipal - Paulo Cesar Souza Costa

            Coordenação de Educação Permanente em Saúde – Sheila Bahia

            1ª DIRES – José Moacir Ramos da Silva

10:00h – 1ª. AULA PÚBLICA SOBRE O SUS NA MICRORREGIÃO LESTE
               Profº Dr. Jairnilson Paim

11:00h – Discussão

11:30h – Encerramento com coquetel e autógrafos de livros.

domingo, 12 de setembro de 2010

GRUPO FOCAL - ADOLESCENTES

Grupo Focal - Adolescentes
Em 10 de setembro foi realizada a tarefa práxica do módulo Saúde do Adolescente, do Curso de Especialização para implantação das Linhas de Cuidado. Consistiu numa pesquisa qualitativa, pela técnica denominada de Grupo Focal, com adolescentes residentes na Lama Preta. Foi pesquisado a concepção de adolescente sobre a USF, sua existência e funcionamento, assim com as suas opções de lazer, cultura e esporte na comunidade da Lama Preta. Dr Duplat, especializando do curso foi o moderador e a ACS Luciene co-moderadora.
Posted by Picasa

USF LAMA PRETA

Minha foto
Camaçari, Bahia, Brazil
Casa Martenali - O mais novo conceito em parto humanizado.