segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

BOLSA FAMILIA E PROMOÇÃO A SAÚDE

A equipe definiu o cronograma 2011/1º semestre para verificação das condicionantes da saúde (acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento e desenvolvimento para crianças menores de 07 anos; e pré-natal das gestantes e acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos) dos nossos usuários beneficiários do PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. Na oportunidade ações de promoção à saúde serão desenvolvidas pela equipe, conforme a programação abaixo.

DATA     ACS/ MICROÁREA                       TEMA                                        FACILITADORA
15/03          Senizia                            Alimentação Saudável                           Téc Enf.: Vilmara
16/03            Juci                               Evitando Verminoses                            ACS: Lourdes
17/03             Val                               Cuidando da Higiene Oral                    Dentista: Márcia
18/03           Diana                             Amamentando o Bebê                           ACS: Senizia
22/03           Laura                             Cuidando da Higiene Oral                    Dentista: Márcia
23/03          Lourdes                           Afeto: Mãe e Filho                              Recepcionista: Lúcia
24/03          Luciene                           Cuidando da Higiene Oral                    Dentista: Márcia

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

POPULAÇÃO APROVA SAÚDE DA FAMÍLIA


"O Programa Saúde da Família é o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) melhor avaliado por usuários, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). No levantamento, 80,7% dos entrevistados avaliaram o programa como "muito bom" ou "bom", 14% como "regular" e apenas 5,4% como "ruim" ou "muito ruim".

Os dados coletados pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) indicam que o atendimento de urgência e emergência é o serviço do SUS com pior avaliação, sendo reprovado por 31,4% dos usuários. Ainda assim, 48,1% dos entrevistados consideraram "bom" ou "muito bom" o serviço, enquanto 20,7% o qualificaram como "regular". Os centros e postos de saúde têm rejeição próxima a dos atendimentos de urgência e emergência, com 31,1% de avaliações negativas e 44,9% de opiniões favoráveis.

No estudo, a distribuição de medicamentos foi o segundo item mais aprovado pelos entrevistados, com índices de 69,6% e 11% de avaliações positivas e negativas, respectivamente. Os médicos especialistas obtiveram aprovação de 60.6% dos usuários entrevistados, sendo reprovados por 18,8% das pessoas ouvidas pelo Ipea.

Os dados foram coletados entre os dias 3 e 19 de novembro de 2010, nas casas de 2.773 pessoas residentes em domicílios particulares permanentes. A amostragem considerou a distribuição dos domicílios no Brasil e as variáveis como sexo, faixa etária, faixas de renda e escolaridade. Os parâmetros básicos para definição dessas distribuições vieram da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)."

Fonte: IPEA

USF LAMA PRETA

Minha foto
Camaçari, Bahia, Brazil
Casa Martenali - O mais novo conceito em parto humanizado.