domingo, 29 de maio de 2011

CONVITE - ENCONTRO SAÚDE DA FAMÍLIA


A Associação Baiana de Medicina de Família e Comunidade promove no próximo dia 1º de junho, às 18 horas, na Faculdade de Medicina da UFBA (Campus do Canela), um encontro com os médicos Juan Gérvas e Mercedes Pérez Fernández, professores espanhóis de Medicina de Família e Comunidade (Saúde da Família) e que atuam na assistência direta aos pacientes. O objetivo do encontro é o compartilhamento das suas vivências e experiências, a partir do conhecimento da Atenção Primária no Brasil e em outros países do mundo.

O Evento é aberto a todos os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

VISITA TÉCNICA AO CRES


Equipe da Lama Preta em frente ao CRES.

Coordenadora do CRES Enfª Jamille Ribeiro
 e Assistente Social Jaqueline.



Equipe da Lama Preta.

Nesta manhã a ESF da Lama Preta (médico, enfermeira, odontóloga, recepcionista e ACS) realizou uma visita técnica ao CRES – Centro de Referência e Especialidades em Saúde, que desenvolve ações de prevenção, diagnóstico, controle e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, das hepatites virais e assistência às pessoas com HIV e AIDS. Atende a população de Camaçari e dos municípios da microrregião (Simões Filho, Candeias, Conde, Mata de São João, Dias D’Ávila e Pojuca), com um cardápio de serviços que contempla as áreas de infectologia, ginecologia, enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, assistência farmacêutica e imunização.

Realiza exames laboratoriais, testagem sorológica para DST, incluindo teste rápido diagnóstico para HIV; distribuição e orientação sobre uso de medicamentos e fórmula láctea para crianças expostas ao HIV; distribuição de suporte nutricional (cesta básica) para as pessoas cadastradas no serviço, que vivem com HIV/AIDS.

O objetivo da visita técnica da ESF da Lama Preta foi conhecer as dependências, funcionamento e serviços oferecidos pelo CRES visando o seu matriciamento pela equipe técnica do CRES, conforme programado no planejamento das atividades da ESF da Lama Preta para serem desenvolvidas neste ano.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

DESPEDIDA DO NOSSO ENFº SÓCRATES

Momentos dos depoimentos e votos de sucesso no DEMAC.


Cardápio Baiano
carurú, vatapá, feijão fradinho, arroz branco, muqueca de peixe e galinha de quintal. 
Sobremesa: Manjar dos "Deuses"


Presença das ACS Aida e Leidinha.

Após dois anos de salutar convivência, o Enfº Sócrates Camargo se desliga da nossa equipe para começar uma nova jornada no Departamento de Média e Alta Complexidade (DEMAC), como enfermeiro de UPA. Perde a comunidade da Lama Preta e a Saúde da Família; ganha a atenção secundária à saúde de Camaçari, pois terá um profissional amigo, ético, competente, compromissado, dotado de capacidade técnica, sensibilidade e sabedoria, atributos que este segmento necessita.
A ESF da Lama Preta ofereceu a Sócrates um almoço de despedida, que foi regado com vários depoimentos e manifestações de apreço de todos os presentes, inclusive de ex-membros da equipe.

USF LAMA PRETA

Minha foto
Camaçari, Bahia, Brazil
Casa Martenali - O mais novo conceito em parto humanizado.