domingo, 24 de abril de 2011

CAMPANHA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE




Começa amanhã a campanha nacional de vacinação contra gripe, que este ano além da proteção contra o vírus influenza, causador da gripe, também irá proteger contra o vírus Influenza A H1N1. Outra novidade é que a campanha deste ano não será apenas para os idosos, mas também para os profissionais de saúde, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, além da população indígena.

A vacina é gratuita, segura e não há risco da pessoa imunizada contrair a doença. Em 30 de abril será o dia da mobilização nacional, e a ESF da Lama Preta estará realizando durante o dia mini palestras sobre promoção a saúde e prevenção de doenças, além da aplicação das vacinas constantes no calendário nacional de vacinação. Os idosos acamados e as pessoas com dificuldade de locomoção serão vacinas em casa de acordo com o agendamento estabelecido pelas agentes comunitárias de saúde (ACS).

A vacina contra a influenza (nome do vírus que provoca a gripe) é produzida com base nos três tipos de vírus da doença que têm maior incidência no Brasil. Essa combinação, segundo o Ministério da Saúde, eleva a capacidade de proteção da vacina, que leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença, o que significa que a vacina não causa gripe. A única contra-indicação da vacina é para pessoas alérgicas à proteína do ovo, uma vez que a ela é produzida em embriões de galinha.

A coordenação da campanha de vacinação está sendo realizada pelo nosso Enfº Sócrates Camargo. Maiores informações podem ser obtidas na USF Lama Preta, telefone (71) 3621-8346 ou na Vigilância Epidemiológica do município de Camaçari, pelo telefone (71) 3644-5754.

USF LAMA PRETA

Minha foto
Camaçari, Bahia, Brazil
Casa Martenali - O mais novo conceito em parto humanizado.